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Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH

A sigla TDAH significa Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

É uma condição de neurodesenvolvimento, por isso se desenvolve à medida que seu cérebro se desenvolve, na infância.

É frequentemente associada a outras condições de desenvolvimento neurológico, como dispraxia, dislexia e transtornos do espectro autista-TEA.

Essas comorbidades podem facilmente mascarar ou neutralizar alguns dos sintomas mais óbvios do TDAH, e por isso é importante a procura de uma psicóloga experiente.

Como é o TDAH em adolescentes e adultos?

O TDAH em adultos é menos aparente e menos falado. Apesar de existirem sintomas de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade, a sua apresentação é diferente :

Ψ falta de foco : distração, descuido, dificuldade em terminar tarefas

Ψ desorganização : má administração do tempo, esquecimento

Ψ “comportamentos apressados”: bater os pés, bater com a caneta, , alternar rapidamente entre as tarefas

Ψ tendência a ficar entediado ou inquieto, com mau humor quando eles são pouco estimulados

Ψ pensamentos ou sentimentos acelerados com dificuldade de desacelerar mesmo quando cansados

Ψ Deficiência para controlar os impulsos: comprar por impulso, abuso de substâncias como álcool e drogas.

 

Para uma pessoa com TDAH, tudo o que pode chamar sua atenção, chamará sua atenção.

Uma ilustração simples disso, é a de alguém indo à livraria para comprar um determinado livro. Uma pessoa sem TDAH geralmente entra na loja, compra o livro e vai embora – tudo em isso em 20 minutos.

Por outro lado, alguém com TDAH pode entrar na loja, se distrair com um livro de receitas com um design de capa cativante, começar a ler o livro, decide participar de um curso de culinária, compra uma revista aleatória e sai da loja sem comprar o livro desejado.

 

O TDAH se esconde com comportamentos compensatórios

Os adultos encontraram maneiras de se envolver em “comportamentos compensatórios” para se misturar à sociedade. Alguns desses comportamentos compensatórios envolvem o estabelecimento de sistemas e rotinas muito rígidos e detalhados. Eles podem até planejar todas as eventualidades e contingências para reduzir a tomada de decisões impulsivas, o esquecimento e compensar sua incapacidade de administrar e perceber bem o tempo.

Outros podem mudar constantemente de tarefas e rotinas para se manterem engajados e não ficarem entediados e inquietos.

Alguns escondem seus problemas de atenção preferindo encontrar apenas uma ou duas pessoas por vez, tornando mais fácil se concentrar em apenas alguns amigos a qualquer momento. Outros, no entanto, podem preferir apenas socializar em grandes grupos para desviar a atenção de suas desinibições comportamentais.

Alguns comportamentos compensatórios podem ser prejudiciais, enquanto outros podem ter consequências negativas a longo prazo. Por exemplo, adultos de alto desempenho com TDAH podem desenvolver perfeccionismo rígido como mecanismo de enfrentamento. Tendo passado a vida ouvindo que são “descuidados”, “desperdiçam seu potencial” ou precisam “se esforçar mais”, eles compensam com uma necessidade paralisante de serem perfeitos. Frequentemente, perdem muito tempo com detalhes desnecessários e estabelecem padrões tão altos que nunca se sentem satisfeitos consigo mesmos ou com seu trabalho.

Outra consequência de comportamentos compensatórios em adultos de alto desempenho com TDAH pode ser a Síndrome do Impostor ou a luta para reconhecer suas realizações. Eles constantemente se sentem injustiçados por terem que trabalhar mais do que todos os outros para alcançar os mesmos resultados. Eles geralmente mantêm essa parte de si escondidos, resultando em vergonha e culpa e um medo irracional de serem “descobertos”.

 

Tratamentos TDAH para adolescentes e adultos

No nosso consultório de Ribeirão Preto, ou nas terapias online, usamos a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) como recurso para tratamento da TDAH.

Como a TCC ajuda pessoas com TDAH?

O TDAH gera um atraso persistente nas habilidades de auto regulação, incluindo habilidades de funcionamento executivo. Esses atrasos, criam procrastinação, desorganização, má administração do tempo, desregulação emocional, impulsividade e falta de motivação.

Adolescentes e adultos que crescem com TDAH (especialmente se não for diagnosticado) encontram contratempos mais frequentes e frustrantes em situações da vida: no trabalho, nas interações sociais e na organização cotidiana. Por causa desses muitos contratempos, os adultos com TDAH tornam-se perfeccionistas e pessimistas. Isso, por sua vez, às vezes faz com que eles experimentem emoções negativas, distorções cognitivas e crenças insalubres. É comum que indivíduos com TDAH pensem que são os culpados quando as situações não saem como o esperado. Eles podem trazer o mesmo pessimismo para o futuro, imaginando que amanhã será tão ruim quanto hoje.

 

Pensamentos e crenças desmoralizantes que impedem os indivíduos de fazer o que querem, na verdade, não resistem à luz da lógica. Como revela a TCC, esses processos de pensamento são distorcidos de certas maneiras características:

 

  • Pensamento do tipo tudo ou nada. Você vê tudo como totalmente bom ou totalmente ruim: se você não fizer algo perfeito, você falhou.
  • Super generalização. Você vê um único evento negativo como parte de um padrão: por exemplo, você  sempre  se esquece de pagar suas contas.
  • Leitura de mente. Você acha que sabe o que as pessoas pensam sobre você ou algo que você fez – e isso é ruim.
  • Adivinhação. Você prevê que as coisas vão acabar mal.
  • Ampliação e minimização. Você exagera o significado de problemas menores enquanto banaliza suas realizações.
  • Declarações “deveria”. Você se concentra em como as coisas deveriam ser, levando a uma autocrítica severa, bem como a sentimentos de ressentimento em relação aos outros.
  • Personalização. Você se culpa por eventos negativos e minimiza a responsabilidade dos outros.
  • Filtragem mental. Você vê apenas os aspectos negativos de qualquer experiência.
  • Raciocínio emocional. Você assume que seus sentimentos negativos refletem a realidade: Sentir-se mal com o seu trabalho significa “Estou indo mal e provavelmente serei demitido”.
  • Pensamento comparativo. Você se compara aos outros e se sente inferior, mesmo que a comparação possa ser irreal.

Aprender a reconhecer esses pensamentos distorcidos ajuda você a substituí-los por pensamentos realistas.

Mudar pensamentos e mudar comportamentos funcionam de mãos dadas. Ampliar sua visão de uma situação torna possível expandir as maneiras pelas quais você pode lidar com ela.”

Como exatamente a TCC melhora o TDAH em adultos?

Embora seja fascinante aprender como a TCC pode mudar o cérebro, a maioria dos pacientes com TDAH só quer sair de casa sem perder 20 minutos procurando suas chaves. A TCC ajuda os pacientes a lidar com esses desafios cotidianos.

A TCC intervém para melhorar as lutas da vida diária – procrastinação, gerenciamento de tempo e outras dificuldades comuns – não para tratar os principais sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

As sessões de TCC se concentram na identificação das situações em que o mau planejamento, a desorganização e o mau gerenciamento do tempo e das tarefas criam desafios no dia-a-dia do paciente. As sessões podem ajudar uma pessoa a lidar com obrigações, como pagar contas ou concluir o trabalho no prazo, e incentivar esforços que proporcionem realização pessoal e bem-estar, como sono, exercícios ou hobbies. Aprender sobre o TDAH é sempre um bom ponto de partida, pois reforça a mensagem de que o TDAH não é uma falha de caráter.

A maioria dos adultos com TDAH diz: “Eu sei o que preciso fazer, só não faço”. Apesar de terem planos para o que querem ou precisam fazer, não os realizam. A TCC se concentra na adoção de estratégias de enfrentamento, no gerenciamento de expectativas e emoções negativas e na resolução de padrões comportamentais que interferem nas estratégias.

Os objetivos das nossas sessões de TCC centram-se em cenários e desafios que o paciente vive em seu cotidiano. Usamos lembretes para levar, check-ins de acompanhamento e outras formas de aplicar novas habilidades de enfrentamento para que sejam usadas fora do consultório. Em última análise, a maneira como um paciente com TDAH funciona na vida cotidiana é a melhor medida para saber se a terapia está ajudando.

Quando posso esperar ver resultados?

Os resultados vêm rapidamente. A TCC normalmente produz benefícios após apenas 12 a 15 sessões de uma hora. No entanto, a maioria dos pacientes continua com a terapia por muito mais tempo, pois enfatiza a manutenção a longo prazo das habilidades e melhorias de enfrentamento. 

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